Veja como Justificar voto on-line

Todos nós sabemos que os imprevistos podem acontecer inclusive nas datas das eleições municipais do Brasil, eleitores que por ventura estavam fora do seu domicílio eleitoral, ou aquele que não conseguiu registrar seu voto por qualquer outro motivo, precisa justificar a ausência nas urnas.

Pandemia Covid-19

Neste ano por conta da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral recomenda que eleitores com febre ou que tiverem sido diagnosticados com covid-19 até duas semanas antes do dia da eleição devem evitar comparecer a zonas eleitorais, no entanto esses eleitores também terão que justificar o voto.

Como todos nós sabemos, no Brasil o voto se faz obrigatório para todos os eleitores com Idades de 18 e 70 anos, porém existem meios de justificar o voto em caso de ausência nas urnas.

Como justificar:

Você já sabe como justificar o seu voto? sabemos que existem motivos pessoais ou profissionais que possa ter ocorrido para você não ter ido votar, mas para que você possa justificar seu voto a justiça eleitoral criou uma nova medida por causa de alguns acontecimentos do ano de 2019.

Justificativa presencial:

Para não deixar esse tipo de pendência na justiça eleitoral o primeiro passo é a justificativa presencial, para isso é necessário levar um documento com foto tem um número do seu título e compareceram à sessão Eleitoral da sua cidade o que pode ser feito na data da eleição ou em até 60 dias depois.

Justificativa On-line

Existem também duas alternativas de justificativa de voto online, uma das opções é o aplicativo e-título disponível nas lojas do Google Play e na Apple Store, além de possibilitar a justificativa do voto, também é possível visualizar seu título digital

Também é possível justificar o voto através do site oficial que o TSE disponibilizou para justificativas é o justifica. TS. Jus.br É importante lembrar que o eleitor pode justificar o voto no dia da eleição ou até 60 dias depois.

Multa:

Caso a justificativa não seja aceita pelo TSE o eleitor deverá pagar uma multa devido à ausência do voto, porém se a multa não for paga, o eleitor não poderá se inscrever em concursos públicos, emitir passaporte, RG ou outras finalidades. O eleitor que ficar até 3 anos consecutivos sem justificar o voto, poderá ter o seu título de eleitor cancelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *