Certificado de cadastro de imóvel rural 2020

Iniciou nesta segunda feira, a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural de 2020. Um documento de extrema importância pois através dele se comprova a regularidade do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), informações que são regidas e fiscalizadas pelo governo federal e gerenciada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Como saber se meu certificado está ativo?:

Vale lembrar que para seu documento estar ativo, é necessário que a Taxa de Serviços Cadastrais esteja quitada, este pagamento pode ser realizado em qualquer rede de atendimento do Banco do Brasil até o dia 15 de setembro. Segundo o Incra, a taxa a ser paga possui um valor diferente para cada imóvel, isso porque a taxa é estipulada de acordo com o tamanho da área. É importante lembrar que, caso a quitação das taxas não ocorra até a data limite, haverá cobrança de juros e multa.

Como fazer minha solicitação:

Devido a pandemia do novo Corona-Vírus nenhuma solicitação poderá ser realizada de forma presencial. Porém o documento pode ser emitido de forma simples e pratica, isso porque os órgãos competentes facilitaram para que os cadastros possam ser realizados online. Fique atento a eventuais divergências no momento do preenchimento dos dados, pois isso pode vir a inviabilizar a emissão do seu certificado.

“O interessado deve retificá-las por meio da Declaração para Cadastro Rural (DCR) e, com isso, o próprio sistema gera novo certificado com a Guia de Recolhimento da União (GRU) e valores atualizados”, informa o Incra em nota.

O proprietário do imóvel poderá realizar a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural de 2020 através da internet, basta seguir as orientações no site Incra Digital ou baixar o App SNCR disponível para sistemas androide e ios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *